terça-feira, 26 de julho de 2016

Não desista de remar.



  Certa vez, quando eu era criança, a professora da época tinha lido uma fábula ao qual o moral da história era "Não saia do barco. Não desista de remar". Ela tinha afirmado que entenderíamos isso mais para frente, quando fossemos maiores. Como eu era pequena, sequer me importei com o que ela disse e assim o tempo continuou passando.
  Incrivelmente, após vários anos me vi pensando de novo sobre a tal moral dessa história. É assustador como acontecem tantas adversidades na nossa vida e vez ou outra tudo o que queremos é uma pausa para respirar, ou optar pelo método mais simples, que seria desistir.
   Mas desistir do quê? Dos sonhos? Das histórias que ensaiamos antes de dormir torcendo para que ela aconteça no dia seguinte, mas simplesmente por medo, a gente recua? Ou por consequência de um coração ferido, inúmeras vezes pensamos em abandonar o barco e seguir a vida sozinha?
   Opa. Espera aí. Como assim, abandonar o barco? O barco seria então, nossas vidas? Novas experiências? Sair do barco e desistir de remar seria apenas aceitar que não deu certo e parar de tentar? Foi ai, então, que eu entendi o que eu ouvi quando tinha meus meros dez anos de idade.
  Desistir de algo só porque não deu certo antes, não significa que devemos desistir para o resto da vida. Isso é desistir de remar nosso próprio barco. É previsível dizer que para chegar a nossa felicidade devemos primeiro passar por muitas dificuldades e aguentar firme, mas é uma verdade. Lógico que não concordar com a parte de encontrar a felicidade é uma opção, pois para diversas pessoas ela se encontra em todos os caminhos e opções que seguimos na vida, assim como eu acredito fielmente.
 Entretanto, para que aconteça o que queremos e sonhamos, é necessário corrermos atrás. E, meu caro, pode ter certeza que essa é a parte mais complexa. Você irá lidar com pessoas que irão te desejar várias coisas, ora boas ou ruins, assim como existirá tantos obstáculos que chegará um ponto ao qual você não saberá mais o que fazer. Muitos não irão confiar em você e na sua capacidade.
  Porém, é ai que eu te digo: Quem precisa confiar além de você mesmo em seus ideais? Lógico, é sempre bom ter um apoio, mas se não tiver, pode ter certeza que isso não significa que o que está fazendo é errado. Na verdade, tudo o que você acredita ser certo para seu próprio futuro, é o que deve fazer. Se o que acredita irá te fazer feliz, vá em frente. E como diria aquela minha professora sábia: Não desista de remar. Ninguém irá te levar para onde deseja, muito menos viver os seus sonhos. Então, para que não correr atrás? Existe uma grande possibilidade de dar certo. Apenas acredite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário